Federada da Abramet no Ceará empossa diretoria e debate realização do EAFM

Por ABRAMET em 30/06/2022

Integrantes da diretoria da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) prestigiaram a posse da diretoria da federada da entidade no estado do Ceará. O evento aconteceu em 11 de junho, na sede da Associação Médica Cearense na cidade de Fortaleza. Estiveram presentes representantes da comunidade médica, do poder público local e do legislativo local e federal, que puderam assistir à palestra do presidente da Abramet, Antonio Meira Júnior, com o tema A qualidade do EAFM realizado pelo especialista em Medicina do Tráfego.

“Nossa gestão tem como meta ter uma federada em cada Estado brasileiro e o Ceará não poderia estar fora”, disse Meira Júnior. O novo diretor de Relações com as Federadas, Adriano Isabella, também destacou a importância de se estabelecer e fortalecer a rede de federadas. ”Hoje estamos presentes em 19 estados e queremos ter ao menos um representante atuante por todo o Brasil até 2023”, disse.

“É para mim, uma honra assumir os trabalhos da ABRAMET no Ceará. Uma terra que vem enfrentando crescimento no número de acidentes de trânsito, com destaque para o interior do estado que precisa de uma atenção especial”, afirmou Marielle Pereira Regadas, que assumiu a presidência da federada. “Nesse contexto, entendo que o nosso primeiro desafio é a comunicação. Precisamos comunicar com a população, com os especialistas e com as autoridades. Tirar a ABRAMET-CE do papel é apresentá-la e construir pontes”, acrescentou.

Em seu discurso de posse, a médica do tráfego destacou a importância de estreitar a parceria da entidade com o poder público para fortalecer políticas públicas para a redução de sinistros, assim como aproximar a especialidade da população, que não conhece a medicina do tráfego nem sua importância e atuação para a preservação da vida no trânsito.

“Precisamos que a opinião pública compreenda o impacto dessa atividade para um estado que perde centenas de vidas todos os anos, em deslocamentos corriqueiros. Estamos falando de mais de 2 mil pessoas ao ano, só nas estradas. É preciso dizer, de forma continua e clara, que por meio da medicina é possível prevenir sinistros. Assumo o compromisso de atuar para que as informações cheguem na ponta”, comentou Regadas.

A nova diretoria é formada por Herberth Regis de Araújo, vice-presidente; Márcia Cristina Colares Regis de Araújo, diretora administrativa; Eveline Oliveira Girão de Castro, diretora financeira; e Leonardo Leite Alves, diretor científico. Também foi empossado o Conselho Fiscal, com titulares e suplentes, respectivamente: Paula Soares de Mattos Carneiro Valente; Jeanne Maria Barguil Brasileiro Leal; Pedro Javier Yugar Rodriguez; e Thiago Carvalho Barros de Oliveira.

Prestígio e qualificação técnica – A cerimônia na Abramet Ceará também contou com as presenças do secretário-geral da Associação Médica Cearense (AMC), Ricardo Pessoa; do presidente do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CRM-CE), Helvécio Feitosa; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; do superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (DETRAN-CE), Maximiliano Medeiros; e do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão. Parlamentar dedicada à preservação da vida no trânsito, a deputada federal Gorete Pereira (PL-CE) também esteve presente.

“Foi uma posse muito prestigiada, demonstrando a importância da medicina do tráfego para a sociedade, e uma excelente oportunidade para atualizarmos conhecimentos sobre o EAFM, tema tão importante para a nossa especialidade”, comentou o presidente da entidade, Antonio Meira Júnior. Prerrogativa exclusiva do médico do tráfego, reconhecida no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a aplicação do Exame de Avaliação Física e Mental é uma das ferramentas mais importantes para a prevenção de sinistros de trânsito e seus parâmetros são atualizados periodicamente pela Abramet.

Durante a cerimônia de posse foram sorteadas inscrições Gratuitas para o próximo Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, que será realizado em 2023 no complexo Costão do Santinho, em Florianópolis. Mais importante evento do calendário da especialidade, o congresso reunirá especialistas brasileiros em uma programação focada na troca de experiências, atualização técnico-científica e networking.