Abramet participa de audiência pública na Câmara para discutir projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro

Por ABRAMET em 14/10/2019

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) é uma das entidades convidadas para debater mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) na Comissão Especial criada pela Câmara dos Deputados para apreciar o PL 3267/2019. A sessão acontece nessa terça-feira (15), a partir das 14h30 e será transmitida ao vivo pela internet. “Essa é uma oportunidade de grande importância para a medicina de tráfego levar esclarecimentos técnicos e dados estatísticos para demonstrar não apenas os avanços produzidos pelo CTB, mas principalmente, os efeitos negativos que serão gerados pela flexibilização das normas”, enfatizou Juarez Molinari, presidente da Abramet.

 

ACOMPANHE AQUI a íntegra da audiência pública, a partir das 14h30 do dia 15 de outubro de 2019

 

A entidade será representada por seu vice-presidente, Flávio Emir Adura, que levará um conjunto de dados técnicos e científicos para contribuir com a discussão. Com o tema “Habilitação e exames de aptidão física e mental”, a audiência pública contará ainda com as participações de Jerry Adriane Dias Rodrigues, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); Larissa Abdalla Britto, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND); Juliana de Barros Guimarães, da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) e Daniel Guimarães Medrado de Castro, da Associação Nacional de Clínicas de Trânsito.

 

A Abramet tem especial preocupação com a manutenção da realização do Exame de Aptidão Física e Mental (EAFM) por médicos de tráfego; a retirada da multa sobre a condução de crianças sem o uso de dispositivos de segurança, como as cadeirinhas; e a ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação. Para os médicos, é possível desburocratizar as normas de trânsito e reduzir custos para o condutor sem atenuar regras que tem colaborado decisivamente para a redução de acidentes com vítimas fatais no trânsito brasileiro.