1º vice-presidente da Abramet participará da Jornada do Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas de Porto Alegre

Por ABRAMET em 11/03/2020

Com o objetivo de chamar atenção sobre as doenças relativas ao sono, o Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), realizará a II Jornada do Laboratório do Sono dos Hospital de Clínicas, nesta sexta-feira (13) – data em que é comemorado o Dia Mundial do Sono. O evento tem como tema “O sono nos tempos modernos” e contará com a participação de especialistas renomados nacional e internacionalmente.

Na oportunidade, o 1º vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Ricardo Hegele, estará presente no painel “De olhos abertos para o sono na direção”. A atividade conta ainda com a participação de Regina Margis, membro do Departamento de Sono da Abramet, e da especialista em sono do HCPA, Simone Fagondes.

“No painel, falarei sobre a questão dos acidentes de trânsito no Brasil, mostrarei alguns dados relativos à questão dos distúrbios do sono e que atingem os motoristas em todo o mundo. Também quero levar para o debate a necessidade, cada vez mais latente, de se realizar a avaliação dos distúrbios do sono em todas as categorias, inclusive A e B, e não somente nas categorias C, D e E, conforme prevê a Resolução 425 do Contran. Os distúrbios não acometem somente motoristas dessas categorias, mas qualquer condutor”, alertou Hegele.

O 1ª vice-presidente explica ainda que a participação da Abramet em eventos como esse é fundamental para que as pesquisas mais recentes sejam debatidas e para que esses conhecimentos sejam levados aos médicos de tráfego. Dessa forma, avalia ele, os especialistas terão ferramentas para realizar uma avaliação mais completa e adequada dos condutores no que se refere aos distúrbios do sono.

“Sabemos que nem todos podem estar presentes no evento por inúmeras situações, mas vamos tomar todas as precauções para que todos os colegas possam estar informados sobre o tema. A ideia é levar os conhecimentos adquiridos nesse evento a todos os Médicos de Tráfego”, enfatiza o médico. 

TEMAS – Entre os temas que serão discutidos na Jornada, também constam: “A importância do sono para uma vida saudável”; “Sono e envelhecimento”; “Ritmos do sono: a necessidade de sono está reduzindo?”; “Insônia: um problema de saúde pública”; “Fármacos e sono”; “A pandemia da obesidade e o seu impacto no sono”; “Atualização nos equipamentos de pressão positiva na vida área”; entre outros.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES

O público-alvo do evento é composto por médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, policiais rodoviários, psicólogos, além de acadêmicos e residentes da área de saúde.

Em paralelo à Jornada, ocorrerão ainda outros dois eventos gratuitos: “Como vencer os desafios da vida moderna e dormir bem?” – voltado à comunidade do HCPA – e “Você sabe qual é a importância do sono para a sua saúde e o seu bem-estar?” – atividade aberta à comunidade.