Valorização do médico de tráfego e defesa da vida nos deslocamentos humanos marcam a comemoração dos 40 anos da Abramet

Por ABRAMET em 20/08/2020

A celebração da vida e do compromisso do médico de tráfego com a proteção da população uniu um público de mais 1.300 pessoas, entre os Médicos de Tráfego, dirigentes de entidades médicas, parlamentares e instituições comprometidas com a segurança e a vida no trânsito durante o webinar que comemorou os 40 anos de fundação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube, o evento apresentou a trajetória da Abramet e serviu de espaço para dirigentes e autoridades reforçarem a importância do especialista no esforço diário para tornar o trânsito mais saudável e seguro.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O WEBINAR

“É uma honra muito grande estar presidente da Abramet em um momento tão importante. Nós continuaremos atuando pela valorização da medicina de tráfego e quero agradecer a grande confiança depositada pela sociedade sobre nosso trabalho”, afirmou o dr. Antonio Meira Junior, atual presidente. “Para nós, esse é o momento de celebrar a atuação dos nossos especialistas, que fazem a Abramet e conferem a ela tamanha importância para o País, para a vida das pessoas. O médico de tráfego é muito importante para a saúde e qualidade de vida do cidadão”, acrescentou após o evento.

Realizada pela internet em atendimento à prevenção da Covid-19, a celebração reuniu dirigentes das mais importantes entidades médicas e instituições ligadas ao trânsito. Em coro, as lideranças destacaram a importância da Abramet para a produção e disseminação de conhecimento científico e sua contribuição qualificada e decisiva para a formulação de políticas públicas. Também reconheceram suas contribuições à preservação da vida e a redução de acidentes.

PRESTÍGIO E RECONHECIMENTO – Participaram do evento dirigentes da Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulâncias (Abramca); Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran) e Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (CETRAN-SP); Associação Nacional de Detrans (AND); Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT); Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP); Organização Pan Americana de da Saúde (Opas/OMS); Associação Médica Brasileira (AMB); Conselho Federal de Medicina (CFM); Federação Nacional dos Médicos (FENAM); e Associação Nacional dos Médicos do Trabalho (ANAMT).

A relevância da atuação da entidade também marcou os depoimentos de parlamentares que participaram da comemoração, deputadas e deputados federais dedicados aos temas da saúde e segurança no trânsito. Participaram do webinar os deputados federais Eli Correa Filho, presidente da Comissão de Viação e Transportes; Hiran Gonçalves, presidente da Frente Parlamentar Mista da Medicina; Hugo Leal, presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro; e Christiane Yared.

A celebração dos 40 anos também reuniu todos os ex-presidentes, a atual diretoria e equipe de colaboradores da Abramet. Os médicos Albino Scieleski, Moise Said, Fábio Racy, Flavio Emir Adura, Mauro Ribeiro, José Montal e Juarez Molinari foram homenageados com uma placa comemorativa e ofereceram testemunho dos desafios e da importância da entidade. Atual presidente da Abramet, Meira Junior renovou o compromisso de continuar o trabalho de seus antecessores e anunciou novidades dirigidas ao médico de tráfego.

Coube ao ex-presidente e atual diretor científico, Flávio Emir Adura, apresentar a história e os principais fatos na construção da Abramet. Um dos “dinossauros” da entidade, como ele próprio caracteriza, Adura também destacou o reflexo das novas tecnologias sobre o exercício da profissão e a importância da nova geração de médicos de tráfego. “Uma nova geração da Abramet já está criada e tem um futuro brilhante. A nossa luta continua”, afirmou.

AOS SÓCIOS DA ABRAMET – Em sua apresentação, Meira Júnior anunciou o lançamento do livro comemorativo de 40 anos da entidade e a divulgação da próxima edição da Revista da Abramet. Também falou sobre a criação do Portal do Associado, iniciativa destinada a ampliar a prestação de serviços e tornar mais próxima a relação com os médicos de tráfego.

O novo canal oferecerá um clube de benefícios exclusivos aos sócios, como descontos em empresas parceiras e seguros com condições especiais aos associados da Abramet. Também reunirá inúmeros benefícios, como assessoria jurídica e científica. Detalhes sobre o canal serão divulgados em breve.