Em live, especialistas falam sobre contribuições na luta contra a COVID-19 e retomada das atividades pós pandemia

Por ABRAMET em 09/07/2020

"Medicina de Tráfego e seus especialistas: contribuições na luta contra a COVID-19". Este é o tema da primeira live promovida pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e que acontece na sexta-feira (10), a partir das 19h. A palestra será transmitida ao vivo na página da entidade no Facebook e em seu canal no Youtube e contará com a participação dos especialistas Flávio Adura, diretor científico, e Carlos Alberto Eid, coordenador do Departamento de Atendimento Pré-Hospitalar da Abramet. As discussões serão mediadas pelo presidente, Antonio Meira Júnior.  

CLIQUE AQUI E ACESSE A PÁGINA DO FACEBOOK DA ABRAMET

ACESSE AQUI O CANAL DO YOUTUBE DA INSTITUIÇÃO

Na live, serão discutidos diversos temas relacionados à Medicina de Tráfego e que vão auxiliar os médicos no seu cotidiano, especialmente na retomada segura às atividades de trabalho. “Falaremos um pouco sobre a questão da realização dos exames do Detran, atendimento no consultório, nas juntas médicas especiais e vamos também explicar como podem ser feitos esses procedimentos nessa época de pandemia. Além disso, abordaremos também a questão das bancas especiais – médicos que acompanham os motoristas nas provas práticas do Detran – e se elas podem ou não ser feitas”, explica o diretor científico.

“Somos hoje mais oito mil especialistas em Medicina de Tráfego por todo o Brasil e queremos contribuir ao máximo para que nossa sociedade supere este momento único da história. A expectativa é que as informações cheguem a todos os lugares do País, de modo que o médico seja beneficiado e também a sociedade, por meio das orientações replicadas aos pacientes”, enfatiza Adura.

Além disso, estarão em pauta questões gerais sobre a COVID-19 e conhecimentos mais recentes sobre a doença. “Entre os assuntos que abordaremos está a questão dos transportes públicos e privados e os cuidados que devem ser tomados, a importância do distanciamento social, os motivos para se usar a máscara e o que isso representa, além do uso dos equipamentos de proteção”, explica Carlos Eid.

ORIENTAÇÕES – Desde o início da pandemia, a Abramet já publicou três cartilhas com orientações aos caminhoneiros, motociclistas profissionais e condutores de ambulância sobre as maneiras mais seguras e eficazes de prevenção ao novo coronavirus.   

O "Guia de Orientações ao Caminhoneiros" foi preparado em conjunto com a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava). Já o "Guia de Orientações aos Motociclistas" foi produzido junto com o Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado de São Paulo (SindimotoSP) e a Federação Brasileira dos Motociclistas Profissionais (Febramoto). O "Guia de Orientação aos Condutores de Ambulância", por sua vez, foi realizado em conjunto com a Associação Brasileira dos Condutores de Ambulância (Abramca). ACESSE AQUI OS DOCUMENTOS.

Além disso, em março, a Abramet preparou um texto com diversas recomendações aos especialistas para orientá-los sobre como prosseguir em seu atendimento com segurança e evitar contaminação pelo vírus em seus ambientes de trabalho.