Abramet participa do lançamento da FPmed e estreita diálogo com Legislativo Federal

Por ABRAMET em 24/03/2023

Parlamentares federais, integrantes do governo federal, presidentes e representantes de entidades de especialidades médicas, e profissionais da área da saúde pública e privada reuniram-se em Brasília para o relançamento da Frente Parlamentar Mista de Medicina (FPMed), colegiado que reúne deputados federais e senadores na defesa de pautas de interesse da medicina. Realizado na noite da quarta-feira (22/03) na sede da federada da Associação Médica Brasileira no Distrito Federal (AMBr), o evento marcou o início da nova gestão do senador Hiran Gonçalves (PP-RR), reconduzido à presidência da FPMed.

“A Frente Parlamentar da Medicina é uma parceira histórica da medicina do tráfego e tem feito um trabalho de grande relevância para a preservação da vida no trânsito brasileiro”, disse o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), Antonio Meira Júnior. “O senador Hiran, assim como outros parlamentares do colegiado, foram decisivos na nossa luta durante a modernização do Código de Trânsito Brasileiro, nos ajudando a impedir retrocessos na legislação”, recordou. Meira veio à capital federal especialmente para a ocasião e estava acompanhado do presidente da federada Abramet no DF, Geraldo Guttemberg Soares Junior.

Reafirmando que a atuação da frente é pautada pela defesa da saúde da população, o senador Hiran Gonçalves proferiu discurso afirmativo em defesa do ato médico e de melhores condições para o exercício da medicina. “Prover saúde é o mais nobre compromisso do poder público”, afirmou o parlamentar, sinalizando os temas estratégicos a serem trabalhados pela FPMed, entre eles:

  • Criação da carreira única de médico de Estado;
  • Valorização do ato médico;
  • Modernização da legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a estabelecer melhores condições de trabalho e remuneração para os médicos;
  • Aperfeiçoar os cursos de medicina, incluindo a qualidade do ensino e o aumento da remuneração das bolsas de residência médica.

Além da ABRAMET, outras entidades de especialidades marcaram presença, assim como o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran da Silva Gallo. Acompanhado por integrantes de sua diretoria, o executivo renovou a defesa do ato médico e reconheceu a importância da atuação da FPMed na articulação de temas de grande relevância para a medicina e a saúde brasileiras.

Em breve pronunciamento, o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, o deputado federal Dr. Luisinho criticou a reedição do programa Mais Médicos, anunciado pelo governo federal, e defendeu a valorização do médico brasileiro. Citando a ABRAMET para cumprimentar todas as sociedades de especialidades presentes, em breve pronunciamento o secretário também colocou-se à disposição para apoiar as iniciativas da FPMed.

A Frente Parlamentar Mista da Medicina foi criada em 2017. Formado em sua maioria por médicos parlamentares, o colegiado tem como objetivo defender e estimular a prática de uma medicina de excelência no país, resultando em melhor atendimento e mais saúde à população. A FPMed também atua para valorizar o médico e melhorar suas condições de trabalho e capacitação.