Quais são?

A ABRAMET, de longa data, vem se destacando na produção dessas diretrizes, algumas delas consideradas paradigmáticas.
Veja algumas diretrizes:


Avaliação de Condutores e Candidatos a Condutores de Veículos Automotores Portadores de Epilepsia
Autor(es): Adura F.E.
Data de elaboração: 31/03/2003

Resumo: Essa diretriz definiu uma orientação de como devem ser avaliadas as pessoas portadoras de epilepsia que pretendem se habilitar como motoristas ou renovar sua Carteira Nacional deHabilitação.

Nota importante: Essa diretriz tornou-se determinação legal ao ser incluída na Resolução do Conselho Nacional de Transito – CONTRAN – que dispõe sobre os procedimentos para realização do exame de aptidão física e mental para condutoresde veículos automotores.


Uso do Cinto de Segurança na Gravidez

Autor(es): Adura F.E., Montal J.H.C., Sabbag A.F.
Data de elaboração: 21/10/2003

Resumo: Essa diretriz avaliou as consequências do envolvimento materno em acidentes com veículos automotores e definiu uma orientação para o uso adequado do cinto de segurança durante a gravidez, com consequente redução de mortes e ferimentos provocados por acidentes de trânsito.

Nota importante: Os médicos peritos examinadores, especialistas em Medicina de Tráfego, ao avaliarem uma gestante candidata a condução ou já condutora de veículo automotor, e mesmo na condição de ocupante não condutora do veículo, deverão alertá-la sobre os riscos de lesões traumáticas inerentes ao deslocamento dos veículos e orientá-la sobre a maneira de proteger asi própria e ao concepto que abriga em seu útero.


Diabetes Mellitus e o Risco na Direção Veicular
Autor(es): Franco L.J., Adura F.E., Jaber H.E., Montal J.H.C.
Data de elaboração: 30/08/2004

Resumo: Avaliou o risco de os portadores de diabetes se envolverem em acidentes de trânsito, identificou os fatores associados ao diabetes que possam, potencialmente, afetar a segurança ao dirigir.

Nota importante: Essa diretriz definiu uma orientação de como devem ser avaliadas as pessoas portadoras de diabetes que pretendam se habilitar como motoristas de veículos automotores ou renovar sua Carteira Nacional de Habilitação.


Segurança no transporte veícular de crianças - Parte 1
Segurança no transporte veícular de crianças - Parte 2
Autor(es): Adura F.E., Montal J.H.C., Racy F.F.F., Ribeiro M.A., Sabbag A.F. e Seid M.E.
Data de elaboração: 13/06/2006

Resumo: Essa diretriz definiu normas que possibilitam o transporte seguro de crianças no interior de veículos automotores e orientou médicos para que recomendassem, apropriadamente, os dispositivos de retenção veicular disponíveis para crianças.

Nota importante: Alertou a comunidade e as autoridades do trânsito sobre essa importante causa evitável de mortes, ferimentos e incapacidades adquiridas, e forneceu subsídios científicos para a Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN –, conhecida como Lei das Cadeirinhas, que propiciou considerável redução da mortalidade das crianças brasileiras no interior dos veículos.


Alcoolemia e direção veícular segura
Autor(es): Adura F.E., Leyton V., Ponce J.C. e Sabbag A.F.
Data de elaboração: 11/07/2008

Resumo: Avaliou as consequências do consume do álcool nas funções motoras e psicológicas utilizadas na condução do veículo automotor e definiu orientação sobre seu consumo consciente e seguro, visando à redução de mortes e de ferimentos decorrentes do dirigir alcoolizado.

Nota importante: Essa diretriz identificou a alcoolemiacomoprincipalvetordemorbimortalidade no trânsito e balizou a nota técnica que resultou na aprovação da Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008 – conhecida como Lei Seca, onde o Poder Público, finalmente, determinou que qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeita o condutor a duras penalidades e mesmo à privação da liberdade, sinalizando para uma nova attitude do governo quanto à junção álcool e direção.

Trata-se de um dos mais importantes instrumentos brasileiros para reduzir a violência nas ruas e estradas do País.


Uso de Benzodiazepínicos e Risco de Acidentes de Trânsito
Autor(es): Adura F.E., Montal J.H.C., Fukura E.Y., Teles J.S. e Chionatto R.D.
Data de elaboração: 15/12/2012

Resumo: A diretriz avaliou o efeito dos medicamentos benzodiazepínicos no desempenho do motorista e o risco de pessoas em tratamento médico sob prescrição de benzodiazepínicos se envolverem em acidentes de trânsito

Nota importante: Definiu como os médicos devem avaliar e orientar usuários de benzodiazepínicos que dirigem veículos automotores.


Efeito do uso de Drogas (Cannabis, Anfetamina, Cocaína, Opiáceos e Alucinógenos) sobre o Comportamento e a Cognição de Motoristas
Autor(es): Leyton V., Ponce J.C., Montal J.H.C. e Adura F.E.
Data de elaboração: 15/12/2012

Resumo: A diretriz forneceu informações sobre a investigação do uso de drogas ilícitas (cannabis, cocaína, opiáceos e alucinógenos) e drogas lícitas de uso abusivo (anfetaminas) sobre o comportamento e cognição de motoristas de veículos automotores.

Nota importante: Abordou a legislação brasileira vigente sobre drogas e direção veicular e sugeriu medidas a serem adotadas para que os acidentes de trânsito relacionados ao uso de drogas sejam reduzidos.


Diretrizes Brasileiras para Direção Veicular em Portadores de Dispositivos Cardíacos Eletrônicos Implantáveis e Arritmias Cardíacas
Autor(es): Fenelon G., Nishioka S.A.D., Lorga Filho A., Teno L.A.C., Pachon E.I., Adura F.E. e cols. da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Brasileira de Medicina de Trafego.
Data de elaboração: 05/10/2012